domingo, 25 de julho de 2010

Deixai toda a esperança aqui, ó vós que entrais

Essa citação do título vem do grande escritor( e milhões de outras coisas, Dante Alighieri) o Canto nº3 do livro inferno. Essa frase estava escrita com tom escuro no alto de uma porta. Foi o que Dante disse a Virgílio!

A esperança não era permitida no inferno!

Mas por que?

A esperança é barrada nesse lugar?

Na lenda de Pandora a esperança é vista como um dos males terrenos! Então porque não deixá-la entrar no lar de todos os males?

Porém a esperança não é vista pelos seres humanos como um mal, então por que ela estava lá? Na caixa que continha todas as mazelas existentes?

Obviamente que a noção do que realmente seja esperança é algo muito íntimo e peculiar e não é pra se basear em mitos ou em textos escritos antes de muitos de nossos ancestrais nascerem, contudo é deveras interessante parar para pensar neste dom, maldição ou sentimento em particular, sobre o que ele faz com cada um dos seres que habitam essa terra.

Tem pessoas com senso muito prático, onde a esperança entra como bálsamo, para um alento quando a praticidade não consegue resolver os problemas, as pessoas menos práticas vêem a esperança como uma companheira de viagem, uma colega de faculdade, uma amiga ou ainda uma irmã que vem para apoiar e justificar para si mesmas os atos ou não atos.

Realmente os seres humanos são muito complexos. Cada um percebe a esperança de uma forma mortal ou menos mortal. Aqueles que esperam e nada fazem e aqueles que tudo fazem sem esperar! Quem está mais condenado?

Quem vai poder entrar com a esperança no céu? Será que lá, seu bálsamo curador ou sua distorção dos fatos será aceita? Aqueles com esperança demais vêem de menos, mas o que seria esse ver? Seria ver todas as possibilidades, ver a linha reta? Será que as linhas retas não podem entortar ou as possibilidades podem se tornar lineares? A esperança explica toda essa mobilidade porque ela é a semente da mudança.

Vai ver é justamente pela mera sugestão de mudança, ela não pode entrar no inferno!

Nenhum comentário: