sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Metamorfose

Depois de um sono intranquilo, Gregos Samsa acordou metamorfoseado em um inseto medonho ( Franz Kafka)

Mas por que??


Li este livro em um ônibus, indo pra #UEL..que ultimamente é o meu lugar predileto! Mas eu fiquei pensando e pensando e pensando...e com nojo tbm! Porque quem me conhece sabe que eu sou meio nojenta em relação a insetos.

Fiquei pensando...conforme as páginas iam...o que esse homem fez para ser transformado em inseto?? Pra que isso?? Ele que parecia que queria o bem de todos na familia dele foi punido com isso? Mas que porcaria!!! Tudo bem que é uma fantasia, as pessoas não acordam metamorfoseadas em insetos( espero eu) Mas de uma forma menos grotesca, isso acontece! Gregor era o arrimo da familia, ele ainda era Gregor, sua metamorfose, mexeu com todo mundo na casa e quando ele não era mais necessário, ele perde o caráter de pessoa:de "ele" ,passa a ser "isso".

Essa foi a parte que mais me doeu!! Nem a mãe dele o amava mais e não foi algo que ele escolheu. Tudo bem que Kafka o retrata como um homem comedido, com poucos amores, nenhum vínculo com ninguém além de sua familia, mas ele não tinha o respeito nem do homem que praticamente arrendou a sua alma!

E ele morre!

Será que na vida da gente é assim também?? Quando deixamos de ser úteis para as outras pessoas, morremos em um monte de lixo?? Temos uma maça enterrada em nossas costelas que nos fere e nos lembra que ainda podemos sentir dor?? Será que vamos desejar que o nosso quarto vire uma toca??
Perdemos o caráter humano e passamos a ser apenas insetos esperando a morte??? Não se sabe se ele morre porque viu o seu trabalho a ser terminado. porque viu que a familia não o amava mais, porque realmente percebe que virou um inseto e não tem mais utilidade?

Mas em relação aos seres amados tem que ter utilidade??

Eu sei que este texto está uma porcaria!!! Entendi porque eu tenho que estudar mais!! E ler coisas melhores!!! Eu não quero virar um inseto medonho

É isso!

Nenhum comentário: